Receita Federal implanta serviço Malha Fiscal IRPF

  • 29/06
  • Blog

Na quarta-feira passada dia 24 de Junho de 2020 a Receita Federal implantou o serviço MALHA FISCAL IRPF, que possibilitará que contribuintes com Declaração do IRPF retida em malha, apresentarem documentos pela internet, sem precisar comparecer presencialmente na Receita Federal. O serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento – E-CAC. Para acessá-lo é necessário ter certificação digital ou criar um código de acesso. Esse código de acesso é o mesmo utilizado para consultar o Extrato do Processamento da Declaração, disponível no menu Meu Imposto de Renda.

Os contribuintes podem utilizar os serviços para apresentar documentos solicitados em intimação, apresentar documentação de retificação e antecipar a entrega de documentos para para análise da declaração retida na malha fiscal dos exercícios 2015 a 2019 que ainda não foram notificadas pela Receita Federal. O serviço ainda não está disponível para declarações do exercício 2020.

Antes de enviar os documentos o contribuinte deve se atentar:

- Para quem ja recebeu intimação ou notificação: acessar o sistema E-Defesa para organizar corretamente a documentação que deve ser apresentada e ;

- Para quem ainda não recebeu intimação ou notificação: acessar o Extrato do Processamento da DIRPF para verificar, primeiro, se a Declaração apresentada está correta e depois confirmar se a declaração precisa ser retificada e quais documentos apresentar.

Após reunidos os documentos o proximo passo é acessar o E-CAC e abrir um dossiê de atendimento. No campo Área de Concentração de Serviço, a opção MALHA FISCAL IRPF.

Recomenda-se atenção para os documentos que devem ser apresentados. Orientações estão disponíveis no sítio da RFB na internet, para mais informações e caso haja necessidade de regularizar a sua declaração entre em contato com seu Contador.

 

Fonte: Receita Federal do Brasil

 

2021 © Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política da Privacidade.

Concordar