Pensando juntos podemos buscar soluções para a sustentabilidade de nosso planeta

  • 28/03
  • Blog

Cada época traz seus desafios particulares. Suas características especiais que requisitam do homem posturas diferentes e acima de tudo transformadoras. Basta consultarmos a história para entendermos que sempre foi assim. A Humanidade precisou se reinventar de tempos em tempos para garantir seu avanço e sobrevivência. Hoje não é diferente. A atualidade constrange a humanidade toda pedindo por mudança.
 
Aos observadores mais afoitos as soluções poderiam se apresentar fáceis. Basta, diriam, repetir os modelos até então usados, sejam os econômicos, os políticos ou os científicos. Contudo, a análise dos resultados não deixam dúvidas quanto ao esgotamento desses modelos. Os desafios do “Hoje” são Globais!!! Nossas ações repercutem no Todo com muito mais impacto e a Globalização das Informações em tempo real, nos fazem conhecidos os resultados dessas ações com toda sua magnitude.
 
Se os Indicadores são Globais, nossa Casa é o Planeta. A cidadania rompe todas as fronteiras. Nossa cidadania hoje é planetária. Quando olhamos em volta, não enxergamos apenas nosso quintal. Nossas vistas alcançam o Planeta todo. E aí fica fácil enxergar que as soluções locais conflitam-se entre si. Interesses levantados de um lado estão colidindo com as expectativas do outro lado. Para funcionar precisamos agir juntos. Em movimentos sincrônicos que garantam os interesses comuns. Necessidades simples como a fome, por exemplo, ou a saúde e a segurança precisam ser atendidas. O que não acontece. Uma rápida consulta a esses Indicadores atestam a falência dos atuais modelos.
 
Precisamos sentar para conversar. Estabelecer os Diálogos Sociais para juntos buscarmos as soluções! Bem, já estamos fazendo isso! E em larga escala. Muitos são os exemplos e iniciativas. Dê uma olhadinha...vale a pena! Acesse nosso site (orcontol.com) que encontrará diversos Links como a Agenda 2030 com os ODS das Nações Unidas, as extraordinárias Iniciativas e Programas do Instituto Ethos e os 5Ps do Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias e Planeta.
 
Eu acrescentaria um sexto P nessa relação. O de Propósito!!!! Como cidadãos e como Empresas, precisamos conhecer e estabelecer qual o nosso Propósito. Por que e para o que de fato existimos. E como contribuímos ou não para as melhorias urgentes. Nesse sentido, é importante lembrar como as cidades começam. Pessoas que se agrupam e na busca conjunta por melhorias vão empreendendo projetos e obras. Na busca de soluções para as questões essenciais da cidade, os administradores competentes se unem para encontrar os caminhos viáveis. Foi assim com a nossa querida São Lourenço do Oeste. SLO é uma cidade empreendedora, de pessoas empreendedoras que ao longo dos anos fizeram dessa cidade um exemplo.
 
O Processo não é diferente quando pensamos globalmente, em termos de Planeta. Quando usamos nossa inteligência para a busca das soluções globais. Quando nos unimos para pensar nas questões essenciais, não apenas para a nossa sobrevivência, mas para a Saúde, o bem estar, o desenvolvimento humano, as Leis e tudo o que procura colocar uma ordem em nossas vidas. Viver bem, em segurança e com as necessidades sociais básicas atendidas. Difícil? Se olharmos em volta a resposta é evidente. Excetuando-se alguns oásis de Prosperidade e Justiça, nos parece que em sua maioria as comunidades ainda sofrem em atender o básico.
 
E até onde vai a nossa responsabilidade nessas questões? Até onde seremos responsabilizados pelas nossas ações ou pela falta delas? 
 
Como Empresas podemos fazer nossa parte, desenvolvendo e aderindo à Gestão Sustentável e à Responsabilidade Social. A Sustentabilidade se impõem como caminho obrigatório, auxiliando na construção desses novos modelos, onde Ética, Justiça, Integridade e Valorização Huimana são pré requisitos.

 

Fonte: Evandro Bogo

2021 © Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política da Privacidade.

Concordar